11.2.11

Nova Zelândia II

Sexta-feira passada peguei uma excursão para Rotorua, Taupo e Waitomo com uma alemã muuito querida e simpática que conheci no hostel. No total foram ela e outro alemão, 2 chinesas, eu e mais 5 brasileiros. Na estrada, muuuitas fazendas, vacas e ovelhas, que são símbolo da NZ assim como o Kiwi (uma ave).

Primeira parada: Matamata, rapidinho só pra tirar essa foto:

Uma das cidades onde filmam "O hobbit"

Toda a região está inserida entre vulcões, mas a cidade de Rotorua é a única que exibe atividade geotermal (muitas poças de água e lama ferventes, além do cheiro suuuuuper desagradável de enxofre, feijão podre..). O que fizemos por lá? Visitas a vila dos Maori (povo nativo). Há opção de ir a "spa polinésio", com piscinas quentes. Gostei de conhecer a cultura Maori - tinha bastante arte a venda e eles também fizeram apresentação de música e dança. Toda a vila tem atividade geotermal, e eles aproveitam o chão quente pra cozinhar (caixas de madeira no chão) e tomar banho em "banheiras" cavadas no chão.


Apresentação do povo Maori

Odor nada agradável...

Em Taupo há mais atividades radicais, como Bungy Jump, Sky Dive (salto de páraquedas) e Jet Boat (barco que chega bem perto das cascatas). Conheci e nadei no maior lago da Nova Zelândia, o lago Taupo, além de cascatas e rios de água azul clarinha.

Huka falls - Taupo

Lago Taupo ao fundo

Bungy Jump (não, eu não pulei..) 
Em Waitomo acredito que as únicas atrações sejam as cavernas - "Waitomo caves". Uma delas é cheia de estalactites/estalagmites e a outra de....larvas. Mas são larvas brilhantes, por isso a caverna se chama "Glowworm cave". A primeira caverna também tinha algumas larvas, visíveis apenas quando apagavam as luzes. Parecia um céu estrelado! Era proibido tirar fotos lá dentro, então roubei essas 2 do Google:

Glowworm Cave

Waitomo Cave 
Curti bastante essa "fugidinha" da cidade grande! No dia seguinte já peguei os voos de volta pro Brasil...

Espero que tenham curtido minhas "quick notes" (notinhas) sobre minha viagem ;D
Gostaria de ter postado mais, mas acabei postando bastante foto no orkut/facebook! Faltou tempo e paciência pra escrever! hahah

Morar na Austrália foi uma experiência e tanto, indescritível!! Já estou sentindo muita falta daquele mar, do Instituto onde fiz meu estágio, das pessoas super simpáticas e prestativas, da igualdade social, limpeza, organização e segurança (nunca tive medo ao andar sozinha de madrugada!).
Conheci gente do mundo todo, países dos quais raramente ouvimos falar como Lituânia, Andorra, Malásia. Viajei sozinha por 1 semana (acabei fazendo amizades, claro).Vi o nascer do sol várias vezes às 4h30 da manhã, voltando a pé de alguma festa...
Acho que a experiência como um todo valeu muito mais do que o estágio em si. Descobri muito sobre mim mesma e também o quanto nós, aqui do interior de um país de 3º mundo, temos a mente fechada, preconceitos e julgamentos.
Amei aquele país e quero muito voltar!


Bjo

2 comentários:

Camila Zanette disse...

Legal, Marina.
Adorei as suas fotos :D

Fiquei com muita vontade de conhecer a Austrália e a Nova Zelândia.

beijoos ;**
se cuida

Anônimo disse...

O que vale mesmo é a experiência, temos que viajar com a mente aberta, dispostas para conhecer de tudo :D Ainda mais sozinhas que somos obrigadas a conhecer gente nova e virar sozinhas num país diferente. Uma aprendizagem que não tem preço!!!
E também tentar entender a cultura deles ouvindo e aprendendo sobre a história das cidades e países.
AMo VIajaR!!!!
bjo
Fer Ono